Pacientes e familiares » Eu tive um avc, e agora? »
QUANDO INICIAR A REABILITAÇÃO APÓS O AVC
Dicas do neurologista sobre o pós AVC
Quando iniciar a reabilitação após o AVC?
Por que reabilitação?
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é um mal súbito, mudando sua vida repentinamente. Após um AVC, a pessoa pode evoluir com diversas limitações e a reabilitação é um passo fundamental para a recuperação. Recomenda-se que a reabilitação aconteça de forma precoce e em toda a sua integralidade. O tratamento médico imediato, associado à reabilitação adequada, pode minimizar as incapacidades, evitar sequelas e proporcionar ao indivíduo o retorno o mais breve possível às suas atividades e participação na comunidade.
A reabilitação do pacientes com AVC sempre é multidisciplinar e dependendo do tipo de sequela a pessoa pode precisar de:
- Fisioterapia,
- Terapia Ocupacional,
- Fonoaudiologia,
- Psicologia
- Neuropsicologia
- Nutricionista
Que benefício a reabilitação pode me trazer?
A reabilitação pode melhorar a independência em várias áreas, auxiliar nos cuidados pessoais, como alimentar-se, cuidar da higiene pessoal, tomar banho e vestir-se. Também pode auxiliar para a melhora da mobilidade, na medida do possível, como a caminhada, a transferência para cadeira de rodas, ou até mesmo aprender a conduzir sua própria cadeira de rodas.
A reabilitação também atua na parte da comunicação, corrigindo a fala e a linguagem, melhorando suas habilidades de comunicação em fala e linguagem, habilidades cognitivas, como memória ou resolução de problemas e habilidades sociais para interagir com outras pessoas.
Quando começar a reabilitação?
O ideal é que a reabilitação se inicie enquanto a pessoa ainda está internada no hospital. Nessa fase, o médico responsável determina quando a pessoa está clinicamente estável e já pode iniciar a reabilitação. Após a alta hospitalar, se existem sequelas devido ao AVC o paciente deve ser encaminhado para um serviço de reabilitação público ou privado e dar continuidade ao processo de reabilitação com profissionais capacitados.
Vídeo gravado pelo neuroradiologista Dr. Daniel Lopes.