Pacientes e familiares » Vida após o AVC » Rotina após AVC
MEDO DE CAIR, O QUE FAZER?
RISCO DE QUEDAS PÓS AVC 3/5
O medo de quedas é muito comum. Os idosos principalmente sofrem com essa questão. O medo de cair em quem sofreu AVC é bastante significativo. Vamos abordar este assunto aqui. Confira.
O Medo de Quedas é comum em pessoas que já caíram ou até mesmo em pessoas que nunca caíram, mas sentem que seu corpo não reage da mesma forma e por isso, não confiam mais. O medo de cair impede que as pessoas vivenciem certas situações e está relacionado ao descondicionamento físico. O que consequentemente aumenta ainda mais as dificuldades nas atividades de vida diária, a perda da independência funcional, menor interação social, isolamento e depressão e tudo isso, aumenta o risco de quedas gerando um ciclo vicioso.
Mas então o que fazer para prevenir uma queda?
O ideal é que pessoas que tiveram um AVC participem de programas de exercícios que promovam o treino de equilíbrio supervisionado por um fisioterapeuta ou educador físico especialista na área. Além disso, também é importante a avaliação médica quanto a possíveis alterações na visão, aos níveis de Vitamina D e de cálcio e manutenção atualizada da medicação.
Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida pela professora Dra. Jussara Almeida de Oliveira Baggio
ASSISTA TAMBÉM:
1/5 - O AVC E O RISCO DE QUEDAS
2/5 - PREVENÇÃO DE QUEDAS PÓS AVC