Pacientes e familiares » Vida após o AVC » Limitação Cognitiva pós AVC
O QUE É AFASIA?
Você sabe o que é afasia?
O que é Afasia?
Afasia - é uma das sequelas bastante comuns nas vítimas de AVC - Acidente Vascular Cerebral - alterando a capacidade de falar, ler, escrever e ouvir, ou seja, de se comunicar adequadamente.
Assista o vídeo da fonoaudióloga Ana Maria Queiróz sobre o tema:
A linguagem
A linguagem é muito mais que palavras. Inclui a
capacidade de reconhecer e utilizar palavras e frases.
A comunicação do homem é uma habilidade altamente complexa, que diferencia o ser humano das outras espécies vivas, favorecendo a adaptação no mundo, possibilitando novos aprendizados e permitindo entender o outro e demonstrar nossos pensamentos e sentimentos.
As características individuais que cada indivíduo tem, como timbre de voz, sotaque e a maneira de falar, permitem que os outros identifiquem a pessoa e saibam quem ela é, a identidade daquele indivíduo.
A comunicação
A comunicação é dividida em alguns pilares: linguagem
oral e escrita, fala, componente articulatório e gestos.
A comunicação humana requer estruturas físicas íntegras, denominado aparelho fonador composto pela boca, lábios, língua e laringe. Requer também estruturas neurológicas, relacionadas à compreensão e expressão da linguagem, bem como as estruturas sensoriais que captam do ambiente externo para o indivíduo, como a audição e a visão.
Nas crianças, a visão é uma das primeiras habilidades desenvolvidas, através da troca de olhares entre o bebê e sua mãe. No momento da amamentação, por exemplo, existe uma forma de comunicação entre mãe e filho.
Aspectos sociais e históricos influenciam também na comunicação, como o idioma falado em determinada região ou época.
Quando o sistema neurológico é abalado, com um Acidente Vascular Cerebral, por exemplo, a comunicação também pode ser afetada, além das limitações motoras, como perda de força e movimentos.
Essas alterações têm uma alta prevalência, estudos à respeito do tema apontam que, cerca de 20% a 70% dos sobreviventes de AVC ficam com alteração de comunicação, principalmente na fase aguda do AVC.
Com o passar do tempo esses fatores evoluem, tanto para um comprometimento estagnado como para melhoria.
No processo de reabilitação, o apoio da família é importante principalmente com limitações na fala ou linguagem, que podem apresentar vários graus. Algumas pessoas perdem a fala por completo, sem compreender nada, algumas pessoas conseguem falar poucas coisas e compreender outras, isso é diferente conforme a pessoa, o grau e local do cérebro que foi comprometido pelo AVC.
Quais limitações o AVC pode causar?
- Dificuldade para falar
- Dificuldade para encontrar palavras
- Dificuldade para entender o que os outros dizem
- Dificuldade na leitura, escrita ou matemática
- Incapacidade de processar palavras longas e palavras usadas com pouca frequência
- Dificuldade de contextualizar
- Sobrecarga auditiva
O que é afasia?
Afasia é um distúrbio da linguagem decorrente de uma lesão cerebral, como um AVC, que acarreta alterações tanto na compreensão como na expressão oral e escrita. As alterações podem no conteúdo, na forma e no uso da linguagem.
Para a maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é dominante para a linguagem, e as lesões podem levar a problemas de linguagem e comunicação.
A afasia afeta principalmente a fala, mas também pode debilitar a compreensão, a leitura e a escrita, dificultando a comunicação com a família e os amigos e a sua rotina diária.
A afasia não afeta a inteligência, mesmo que a fala esteja confusa ou alterada
As pessoas com afasia podem conseguir falar e nomear, mas não conseguir usar a essa linguagem de forma funcional e contextualizada. Pode ocorrer ainda situações que a afasia esteja associada com processos cognitivos, como por exemplo alteração de memória ou atenção.
As mudanças na comunicação após o AVC, tem grande impacto na vida das pessoas e modifica suas interações familiares, pessoais e profissionais, o que pode gerar impacto social significativo com problemas emocionais, desestruturação familiar e financeira.
A afasia gera frustração, porque o indivíduo não consegue falar ou entender as ocorrências como antes do Acidente Vascular Cerebral. Podem agir de forma diferente devido a alterações cerebrais. Para melhor entender vamos imaginar olhar para uma mensagem de whatssapp no celular e não conseguir reconhecer as palavras.
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia produziu o vídeo sobre o assunto. Confira !!!
DICAS DE COMUNICAÇÃO – AFASIA
Algumas condutas favorecem a interação dos familiares e amigo com alguém com afasia.
1. Não olhe para a comunicação da outra pessoa sob sua própria perspectiva, as pessoas tem identidade e características individuais. Respeite a forma e o comportamento comunicativo do outro.
2. Incentive oportunidades de interação e momentos de família
3. Evite locais barulhentos
4. Não infantilize a pessoa com dificuldade de comunicação. Ela não deixou de ser quem é.
5. Converse sobre assuntos familiares, que faziam parte da rotina da vida de quem sofreu AVC.
6. Situe a pessoa em local, tempo e espaço. Onde você está? Em que cidade? Na casa de quem? Vamos para a sala?
7. Sempre que tiver oportunidade, trabalhe na história das pessoas ao seu redor. Hoje é dia X, aniversário de fulano, e estimule a conversa à respeito de fatos daquela pessoa conhecida.
8. Não atropele a pessoa que está com dificuldades, espere pacientemente o tempo dela
9. Ao se comunicar com uma pessoa que tem afasia, pense em como você se comunicaria com alguém que fala um idioma diferente.
10. Elogie. Não critique erros gramaticais, ou outros. Incentive e deixe a pessoa motivada.
11. Confirme que você entendeu um pensamento que a pessoa compartilhou, antes de seguir em frente. Mas se você não entendeu, reconheça simplesmente a falha na comunicação, tente pacientemente uma vez mais.
12. Use perguntas SIM x NÃO com palavras e frases simples. Por exemplo, use "garfo" e "colher" em vez de "talheres".
13. Seja consciente de como você fala e não fale alto. Use frases mais curtas, fale pausadamente e com contato visual.
14. Estabeleça regras básicas desde o início. Pergunte se a pessoa que sofreu o AVC quer ajuda. Respeite seus desejos.
15. Tenha em mãos caneta, papel, mapas, calendários, fotos e tudo o que possa ajudar na compreensão.
Acesse: O que é o AVC?
O emocional é muito importante - 5 Dicas de recuperação do AVC
Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC), proferida pela fonoaudióloga Ana Maria Queiróz Norberto.