Aguarde. Carregando informações.

Campanha do Dia Mundial do AVC – Alagoas 2015

A Associação Ação AVC realizou entre os dias 23 de outubro e 30 de novembro em Maceió, e dias 26 e 28 de outubro em Arapiraca, as ações alusivas ao Dia Mundial do AVC.

A campanha educativa de 2015 teve início na sexta-feira 23, com a divulgação da campanha mundial do AVC, pela presidente da Associação, Solange Syllos, na Jornada de Enfermagem em Neurocirurgia, durante o XVI Congresso Nordestino de Neurocirurgia realizado no Hotel Jatiúca. Na divulgação foi apresentado um vídeo institucional sobre a Associação Ação AVC, e ainda houve a divulgação do I Simpósio Alagoano de AVC. Na ocasião também foi feita a distribuição de panfletos informativos para alertar os presentes quanto aos riscos da doença.

Já na segunda-feira, dia 26, a Ação AVC esteve presente na cidade de Arapiraca, fazendo uma blitz no centro da mesma, com faixas e distribuição de folders explicativos. Ainda no mesmo dia, foi realizado no bairro Canafístula, o “Cantinho do AVC” com orientações, aferição de pressão arterial, glicemia, circunferência abdominal e IMC.

Na tarde de terça-feira 27 de outubro, foram realizadas ações de conscientização - Orientação à população, distribuição de folhetos, verificação de pressão arterial, HGT, peso, desenvolvida pelas coordenações de fisioterapia e enfermagem do CESMAC, no Shopping Pátio.

Seguindo a programação, o grupo de apoio “Unidos Contra o AVC” concentrado no Hospital Universitário de Maceió/AL com Dra. Letícia Januzi - Neurovascular e Dra. Ana Luiza Sarmento- neurovascular. Apresentação de vídeo sobre fatores de riscos para AVC, produzido pelos alunos do sexto período do curso de Medicina da UFAL, sob orientação da professora Dra. Ana Luiza Tenório Luna Sarmento, na quarta-feira 28 de outubro.

A quinta-feira 29 de outubro foi marcada por uma palestra sobre AVC com grupo risco, no Unimed unidade Ceci Cunha de Arapiraca, com Drª Maria Júlia Vasconcelos e Estácio/FAL, e ainda em Maceió, foi realizado no Maceió Shopping, orientações à população, desenvolvida pelas coordenações de fisioterapia, nutrição e enfermagem da faculdade Estácio – FAL.

Minipalestra e apresentação do grupo de teatro da Escola Estadual Professora Rosalva Pereira Viana, foram sucedidas na tarde da sexta-feira 30 de outubro, encerrando a semana de combate mundial do AVC, por Profª Ana Celia de Almeida Rocha sob orientação da Dr.ª Leticia Januzi.

Durante a semana de combate, e entre os dias 26 e 11 de novembro, foram ministradas pela Ação AVC palestras em canteiros de obras da construção civil, para empresas filiadas ao SINDUSCON e ADEMI.

Foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) o I Simpósio Alagoano de AVC, com palestras ministradas por especialistas em acolhimento e tratamento de pacientes acometidos pelo AVC, vindos dos estados de São Paulo e Bahia e ainda palestrantes do estado de Alagoas, sendo eles Octávio Marques Pontes Neto (Neurovascular), Pedro Antônio Pereira de Jesus (Neurologista), Ludimila Muniz (Enfermeira), Maria Júlia Vasconcelos (Neurovascular), Letícia Januzi (Neurovascular), Ângelo Bonfim (Neurointervencionista), Jussara Baggio (Fisioterapeuta), Karine Martins (Neuropsicológica), Lívia Gitaí (Neurologista), Ana Carolina Viana (Fonoaudióloga), Aroldo Luiz da Silva Bacellar (Neurologista), Diany Ibrahim de Souza Camilo (Terapeuta Ocupacional) e Solange Syllos (Presidente da Associação Ação AVC). Foram 12 horas de troca de informações entre profissionais estudantes das áreas de interesse aos cuidados do Acidente Vascular Cerebral.

Foram distribuídos mais de 10 mil materiais educativos sobre AVC, além de mais de 50 cartazes e aproximadamente mil adesivos utilizados, contamos ainda com cerca de 70 voluntários das empresas envolvidas, acadêmicos da Faculdade de Alagoas e do Centro Universitário Cesmac.

A campanha teve repercussão na imprensa local, com veiculação de notas referentes à semana do combate ao AVC e o I Simpósio Alagoano de AVC, tudo organizado pela Ação AVC, no programa Bom Dia Alagoas da TV Gazeta, no programa Verdade e Informação do TV Mar, nos sites CadaMinuto, EBSERH do Ministério da Educação, Portal Rede Brasil AVC, nos sites de nossos parceiros,  no portal da ABN, nos sites Agência Alagoas, Evento BR, coluna do Felipe Camelo no jornal Gazeta de Alagoas, no Tribuna Hoje e site Maceó 40 graus. Neste ano a campanha e o evento foram realizada por meio da parceria entre Brabo Magalhães, Cesmac, Angioneuro, Gool, Maceió Shopping, Diagnose, Estácio – FAL, Shopping Pátio Maceió, SECOVI-AL, Governo do Estado de Alagoas, Sesc, Six Propaganda, UNIT, Organização Arnon de Mello, Personaliteen, Revista Condomínio, Zampieri Imovéis, Neuro Intensiva, Gráfica Moura Ramos, Hotel Ritz Lagoa da Anta, Café Santa Clara, Ebrothers, Insta Eazy, Restaurante Wanchako, Sococo Mais e Hospital do Coração de Alagoas.